Políticas inclusivas no ensino superior: análise do acesso, permanência e aprendizagem dos acadêmicos participantes do ProUni na Universidade do Vale do Itajaí, no período 2006-2007*

  • Cássia Ferri Universidade do Vale do Itajaí
  • Regina Linhares Hostins Universidade do Vale do Itajaí
  • Fabíola Fronza Universidade do Vale do Itajaí
  • Gildete Valdamari Universidade do Vale do Itajaí

Resumo

Objetivou analisar o perfil, a permanência e os índices de rendimento acadêmico dos estudantes beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) no período de 2006 a 2007. Os dados, coletados no sistema acadêmico da instituição, foram tratados estatisticamente e avaliados a partir da legislação vigente. Trata-se de um estudo descritivo com vista a obter um diagnóstico do funcionamento desse programa, criado pelo governo federal, em 2005, com a finalidade de conceder bolsas de estudos para estudantes de baixa renda em cursos de graduação de instituições de educação superior (IES) não públicas. Os resultados desta pesquisa, mesmo que preliminares, indicam que o programa tem possibilitado o acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior e que eles demonstram rendimento compatível ao do grupo de coingressantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
08-10-2010
Como Citar
FERRI, C.; LINHARES HOSTINS, R.; FRONZA, F.; VALDAMARI, G. Políticas inclusivas no ensino superior: análise do acesso, permanência e aprendizagem dos acadêmicos participantes do ProUni na Universidade do Vale do Itajaí, no período 2006-2007*. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 228, 8 out. 2010.
Seção
Estudos