Revistas de escolas católicas do Rio de Janeiro nos anos 1920-1950: religião e educação
Resumo
Este trabalho procura expor os primeiros resultados de uma pesquisa histórica que tem como foco privilegiado de análise as revistas escolares de três escolas católicas do Rio de Janeiro nos anos 1920-1950. Tem-se como objetivo mostrar que os valores, comportamentos e atitudes ali produzidos/transmitidos/assimilados se constituíram de forma variada a partir de três ideias nucleares: a) valorização do passado por meio da constante referência aos seus fundadores, patronos, ex-professores e ex-alunos; b) ligação inequívoca entre religião e ciência; c) crença de que aquelas escolas estariam formando parcela significativa da elite brasileira que mais tarde iria ocupar os cargos de destaque da política, da cultura e da ciência nacionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
08-10-2010
Como Citar
CHAVES, M. Revistas de escolas católicas do Rio de Janeiro nos anos 1920-1950: religião e educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 228, 8 out. 2010.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.