Contribuições de um estágio coletivo no projeto "Conscientizar para a Vida"
Resumo
No estágio, o futuro professor tem o a oportunidade de integrar a experiência vivida e o conhecimento adquirido no curso de licenciatura. Os graduandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alfenas realizaram, no segundo semestre de 2008, um estágio organizado segundo o modelo reflexivo de formação profissional do professor, que considera o impacto dos saberes prévios. Os estagiários se organizaram em equipes para, em conjunto com os professores de uma escola estadual, executarem o projeto Conscientizar para a Vida. Na primeira etapa, os estagiários ministraram aulas teóricas e organizaram equipes de alunos para a execução de práticas relacionadas com o tema água. Na segunda etapa, apoiados pelos professores, os estagiários orientaram os alunos na execução de práticas na sala de aula. Na terceira, participaram de reuniões dos coordenadores pedagógicos com os professores. O estágio curricular deve permitir que o futuro professor se envolva com a rotina escolar e, assim, confronte os saberes gerados pelas experiências práticas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
08-10-2010
Como Citar
MIRANDA, M.; SOLTAU, S. Contribuições de um estágio coletivo no projeto "Conscientizar para a Vida". Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 228, 8 out. 2010.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.