A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
O objetivo do trabalho foi compreender a relação família-escola e suas possíveis implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de um estudo de caso em uma escola pública. Foram construídos os seguintes indicadores de análise: alternativas da escola para aproximar os pais da vida escolar dos filhos; tipo de participação das famílias; e implicações da relação família-escola no desempenho dos alunos. Como resultados, a análise dos dados confirma a tese de que embora a família exerça um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, ela não pode ser considerada como a única responsável pelo seu sucesso ou fracasso escolar. O estudo também evidencia e reflete sobre as diversas possibilidades da participação da família no cotidiano escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
17-12-2010
Como Citar
VARANI, A.; SILVA, D. A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 229, 17 dez. 2010.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.