Práticas de letramento acadêmico de estudantes-convênio de graduação: uma análise das relações entre língua e identidade
Resumo
Este artigo as diferentes estratégias criadas por estudantes de graduação, oriundos de países africanos falantes de Língua Portuguesa, para lidarem com o letramento acadêmico e assim construírem suas identidades no espaço universitário. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico o conceito de letramento como prática social, proposto pelos New Literacies Studies e o conceito de identidade como um continuum, que emerge em determinados contextos e/ou situações sociais. Participantes do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), os referidos estudantes freqüentam diferentes cursos na Universidade Federal de São João Del Rei e de modo concomitante utilizam a língua portuguesa, o crioulo e gírias para serem bem sucedidos, o que por sua vez demonstra que ser falante de língua portuguesa não implica necessariamente em garantia de sucesso e compreensão da língua portuguesa falada no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
17-12-2010
Como Citar
MACEDO, M. DO S.; BARROSO, N. Práticas de letramento acadêmico de estudantes-convênio de graduação: uma análise das relações entre língua e identidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 229, 17 dez. 2010.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.