Processos cognitivos envolvidos no cálculo com frações

  • João da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Abstract

Nota-se que o cálculo com frações é um dos conteúdos escolares mais temidos, ainda que utilizado ao longo de toda a vida escolar e em outros domínios que não só o da Matemática, tais como a Física, a Química e a Biologia. Esta pesquisa investiga os modelos de significação que são elaborados por adolescentes e adultos a propósito de problemas que envolvem frações. O estudo realizado evidenciou que apenas uma pequena parcela dos entrevistados é capaz de elaborar uma explicação completa para um problema que envolve cálculo com frações. Os demais apresentam explicações parciais ou incorretas, baseadas na percepção e na incompreensão da relação parte/todo.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
17-12-2010
How to Cite
DA SILVA, J. Processos cognitivos envolvidos no cálculo com frações. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 91, n. 229, 17 Dec. 2010.
Section
Estudos