Quando o imaginário se diz educacional

  • Alberto Filipe Araújo Universidade do Minho

Resumo

O imaginário educacional é devedor da concepção romântica de educação que privilegia a formação da interioridade do sujeito (daquilo que Jung denomina de Selbst: o si-mesmo) através de uma viagem iniciática sob a forma, por exemplo, do “romance de formação”. Daí a necessidade de se estudar, mediante uma hermenêutica adequada, aquilo que constitui a substância do imaginário educacional (alegorias, metáforas, símbolos, ideologemas e mitos), ainda que este apareça de um modo geral degradado sob a forma daquilo que designamos de ideologemas. Todavia, e não obstante o imaginário educacional apresentar um sintoma, variavelmente agudo, de carência do sentido figurado, não se pode abandonar a razão educativa a um imaginário atrofiado nem deixar que uma sobreexcitação de imagens “des-educadas” atrofie a racionalidade educacional e crítica.

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Publicado
17-12-2010
Como Citar
ARAÚJO, A. F. Quando o imaginário se diz educacional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 229, 17 dez. 2010.
Seção
Estudos