A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil
Resumo
Resulta de uma parceria entre pesquisadores argentinos e brasileiros, por meio da qual vem se realizando uma pesquisa conjunta focalizada na análise da produção de conhecimentos em temas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos dois países. Neste trabalho, apresentamos resultados com foco em estudos e pesquisas sobre formação de professores para a EJA na Argentina e no Brasil. Para sua realização, partimos de um estudo realizado na Argentina sobre a história da pesquisa nos temas da EJA nesse país e de estados do conhecimento publicados no Brasil. Como primeiro resultado, foi possível identificar um panorama paradoxal: por um lado, uma relativa escassez de trabalhos oriundos de pesquisas diretamente relacionadas com a formação de professores para a EJA, numa área de estudos com agendas fortemente atravessadas por essa modalidade como objeto do discurso da política educacional dos organismos nacionais e internacionais; por outro, uma história bastante longa de estudos e pesquisas sobre a formação de professores no campo da educação. A partir dessa análise, propomos uma linha de reflexão que permita pensar outros pontos de vista nas pesquisas associadas à formação de professores para a EJA.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
15-04-2011
Como Citar
PEREIRA, M.; DE LA FARE, M. A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 230, 15 abr. 2011.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.