Este número enfatiza dois temas que se revelam como problemáticos nas redes de ensino no País: o ensino médio e a formação e profissionalização de professores.

O ensino médio vem sendo colocado como uma questão importante na discussão das políticas e das práticas educacionais na medida em que se verifica que a expansão de vagas e o percurso nesse nível de ensino se revelam como um gargalo na progressão educacional dos jovens no Brasil. Os dados não são alentadores nesse ponto e, de fato, evidenciam a necessidade de políticas mais agressivas e mais bem dirigidas para o ensino médio. A compreensão histórica dos temas relativos a ele torna-se importante porque sinaliza que as origens de questões problemáticas se encontram, hoje, lastreadas em formas culturais e políticas que não são atuais. Faltam-nos análises mais detalhadas sobre isso. Também a discussão sobre a vocação precípua do ensino médio até hoje não está bem equacionada. Inclusive, temo--nos ressentido do pequeno número de pesquisas sobre as condições e dinâmicas concretas desse nível de ensino.

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Publicado: 15-04-2011

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