Autobiografias e formação: aproximações problemáticas no Movimento Pesquisa/Formação
Resumo
Discute a apropriação das autobiografias para a formação no domínio do Movimento Pesquisa/Formação. De início, é apresentado o argumento de que o Movimento tem evidenciado a perspectiva de aproximar a pesquisa do processo de formação mediante abordagens autobiográficas, acreditando que a experiência em contar sua história a si pode conduzir os sujeitos por processos parciais de afirmação considerados formativos. Em seguida, são discutidos os problemas de apropriação relacionados à aproximação entre as autobiografias e a formação – tais como a apropriação de um tipo específico de memória, denominado aqui de memória afirmativa, a ausência de uma reflexão sobre a problemática da sinceridade no relato, ao tomar a relação pesquisador/pesquisado como uma relação escritor/leitor, a atualização do valor da experiência como fonte e possibilidade da narrativa –, assim como aqueles relacionados à consideração de apresentar a experiência existencial-formativa dessa abordagem como uma “estética da existência” foucaultiana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
15-04-2011
Como Citar
CESTARI, L. A. Autobiografias e formação: aproximações problemáticas no Movimento Pesquisa/Formação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 230, 15 abr. 2011.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.