Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?

  • Magna Cruz IFPE
  • Eliana Albuquerque IFPE

Resumo

Objetiva verificar a apropriação da escrita por alunos do 1º ciclo tanto no que se refere ao domínio do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) quanto à capacidade de produzir textos. Participaram da pesquisa 60 alunos de uma escola. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas duas atividades diagnósticas: um ditado mudo e uma atividade de reescrita de texto. A análise dos dados revelou que a maioria dos alunos das três turmas concluiu o ano na fase alfabética de escrita, apresentando razoável domínio das correspondências grafofônicas diretas. Quanto à produção textual, as crianças do 1o ano foram as que apresentaram melhor desempenho. Esses resultados apontam para a possibilidade de os alunos se apropriarem do SEA ao mesmo tempo em que ampliam suas experiências de letramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
15-04-2011
Como Citar
CRUZ, M.; ALBUQUERQUE, E. Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 230, 15 abr. 2011.
Seção
Estudos