Educação para sentido na vida e valores: percepção de universitários a partir do livro “Em busca de sentido”, de Viktor Frankl

  • David Moises Barreto dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana, Bahia, Brasil.
Palavras-chave: educação superior, formação de atitudes e valores, logoterapia.

Resumo

A sensação de vazio e falta de sentido na vida tem se disseminado na sociedade contemporânea, especialmente na juventude. Portanto, se faz necessária uma educação que promova o desenvolvimento pessoal ancorado no sentido de vida, que é compreendido aqui como a motivação primária do ser humano. Para tanto, uma estratégia viável é o uso de expressões literárias, por exemplo, os livros. Desse modo, o objetivo deste trabalho é descrever e discutir a percepção de universitários de engenharia de computação em relação à leitura do livro Em busca de sentido , de Viktor Frankl. Os relatórios produzidos pelos estudantes foram investigados com base na análise de conteúdo. Em geral, os resultados demonstram que os estudantes perceberam a importância de sentido na vida em seu cotidiano e na superação de dificuldades, bem como a liberdade e a responsabilidade que o ser humano tem para escolher (ou não) possibilidades significativas. Ademais, os estudantes mostraram-se satisfeitos com a atividade proposta a partir do livro.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Moises Barreto dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, Bahia,
Brasil.

Publicado
17-04-2019
Como Citar
BARRETO DOS SANTOS, D. M. Educação para sentido na vida e valores: percepção de universitários a partir do livro “Em busca de sentido”, de Viktor Frankl. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 254, 17 abr. 2019.
Seção
Relatos de Experiência