Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica

  • Karina Augusta Limonta Vieira Universidade Livre de Berlim. Berlim, Alemanha.
Palavras-chave: antropologia educacional, epistemologia da educação, fundamentos da educação.

Resumo

Este artigo apresenta e discute as bases teórica e epistemológica da atual Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã (AEHCA), tendo duas questões norteadoras: (1) qual é o seu campo de conhecimento e (2) quais são suas bases epistemológicas e teóricas? A AEHCA reconhece a educação como ciência e tem como ponto de partida o ser humano e suas dimensões educacionais, fazendo da educação um campo de conhecimento construtivo e reflexivo por meio de uma abordagem interdisciplinar, transdisciplinar, intercultural e transcultural, aberta a teorias e métodos, o que leva à reflexão sobre o ser humano em si e sua educação. 

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Biografia do Autor

Karina Augusta Limonta Vieira, Universidade Livre de Berlim. Berlim, Alemanha.

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Araraquara, São Paulo, Brasil.

Publicado
02-08-2018
Como Citar
LIMONTA VIEIRA, K. A. Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 252, 2 ago. 2018.
Seção
Estudos