Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica

  • Karina Augusta Limonta Vieira Universidade Livre de Berlim. Berlim, Alemanha.

Resumen

Este artigo apresenta e discute as bases teórica e epistemológica da atual Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã (AEHCA), tendo duas questões norteadoras: (1) qual é o seu campo de conhecimento e (2) quais são suas bases epistemológicas e teóricas? A AEHCA reconhece a educação como ciência e tem como ponto de partida o ser humano e suas dimensões educacionais, fazendo da educação um campo de conhecimento construtivo e reflexivo por meio de uma abordagem interdisciplinar, transdisciplinar, intercultural e transcultural, aberta a teorias e métodos, o que leva à reflexão sobre o ser humano em si e sua educação. 

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Biografía del autor/a

Karina Augusta Limonta Vieira, Universidade Livre de Berlim. Berlim, Alemanha.

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Araraquara, São Paulo, Brasil.

Publicado
02-08-2018
Cómo citar
LIMONTA VIEIRA, K. A. Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 99, n. 252, 2 ago. 2018.
Sección
Estudios