Ensino do algoritmo de multiplicação por intermédio do ábaco romano
Resumo
Este artigo descreve os resultados de um estudo cujo objetivo foi a aplicação de uma alternativa didática com base no uso do ábaco romano para o ensino de multiplicação, desenvolvido com alunos do 2º ano do ensino fundamental. Foi utilizada como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, visto que o objeto analisado se ajusta aos objetivos dessa modalidade de pesquisa. Quanto aos procedimentos, a investigação pode ser tratada como uma pesquisa-ação, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observação, diário de bordo, questionários, entrevista e análise documental. Assim, com base nos resultados, pode-se indicar o uso pedagógico do ábaco romano para o ensino do algoritmo de multiplicação.
Downloads
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.