Ensino do algoritmo de multiplicação por intermédio do ábaco romano

  • Wilter Freitas Ibiapina Universidade Federal do Cariri (UFCA). Brejo Santo, Ceará, Brasil. 
Palavras-chave: ábaco romano, ensino de matemática, multiplicação, algoritmo.

Resumo

Este artigo descreve os resultados de um estudo cujo objetivo foi a aplicação de uma alternativa didática com base no uso do ábaco romano para o ensino de multiplicação, desenvolvido com alunos do 2º ano do ensino fundamental. Foi utilizada como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, visto que o objeto analisado se ajusta aos objetivos dessa modalidade de pesquisa. Quanto aos procedimentos, a investigação pode ser tratada como uma pesquisa-ação, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observação, diário de bordo, questionários, entrevista e análise documental. Assim, com base nos resultados, pode-se indicar o uso pedagógico do ábaco romano para o ensino do algoritmo de multiplicação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilter Freitas Ibiapina, Universidade Federal do Cariri (UFCA). Brejo Santo, Ceará, Brasil. 

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Publicado
02-08-2018
Como Citar
FREITAS IBIAPINA, W. Ensino do algoritmo de multiplicação por intermédio do ábaco romano. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 252, 2 ago. 2018.
Seção
Relatos de Experiência