Ensino do algoritmo de multiplicação por intermédio do ábaco romano

  • Wilter Freitas Ibiapina Universidade Federal do Cariri (UFCA). Brejo Santo, Ceará, Brasil. 

Resumen

Este artigo descreve os resultados de um estudo cujo objetivo foi a aplicação de uma alternativa didática com base no uso do ábaco romano para o ensino de multiplicação, desenvolvido com alunos do 2º ano do ensino fundamental. Foi utilizada como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, visto que o objeto analisado se ajusta aos objetivos dessa modalidade de pesquisa. Quanto aos procedimentos, a investigação pode ser tratada como uma pesquisa-ação, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observação, diário de bordo, questionários, entrevista e análise documental. Assim, com base nos resultados, pode-se indicar o uso pedagógico do ábaco romano para o ensino do algoritmo de multiplicação. 

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Biografía del autor/a

Wilter Freitas Ibiapina, Universidade Federal do Cariri (UFCA). Brejo Santo, Ceará, Brasil. 

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Publicado
02-08-2018
Cómo citar
FREITAS IBIAPINA, W. Ensino do algoritmo de multiplicação por intermédio do ábaco romano. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 99, n. 252, 2 ago. 2018.
Sección
Informes de Experiencia