Acesso e democratização do ensino superior com a Lei nº 12.711/12: O câmpus de Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Palavras-chave: ações afirmativas, ensino superior, Lei de Cotas.

Resumo

Este artigo analisa o ingresso de estudantes nos cursos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, no ano de 2015, com base nas mudanças implementadas pela Lei de Cotas (Lei Federal nº 12.711/2012).  Essa lei tornou obrigatória a reserva de vagas para alunos egressos de escolas públicas, de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) nas instituições federais de ensino superior e técnico, constituindo-se como medida compensatória diante dos efeitos dos privilégios sociais e da desigualdade nas condições de acesso ao ensino superior. Investiga o preenchimento das vagas reservadas na instituição mencionada para identificar em que medida as ações afirmativas têm cumprido os propósitos para os quais foram pensadas. Foram coletadas as notas de entrada dos alunos em 2015, buscando suas medidas de centralidade estatística, comparando cotistas com não cotistas e os diferentes cursos entre si. Analisa, ainda, a relação entre reserva de vaga e seu preenchimento nas quatro categorias de cotistas e no grupo de não cotistas. Observa-se que o prestígio dos cursos é um fator relevante para o aumento das medianas das notas de entrada dos estudantes e também que a categoria de cotas para pessoas de baixa renda tem colocado entraves para o preenchimento de suas vagas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Guerrini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Londrina, Paraná, Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade  Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre,  Rio Grande  do  Sul. Brasil.

Larissa Piconi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Londrina, Paraná, Brasil.

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).  Londrina, Paraná, Brasil.

Leonardo Sturion, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Londrina, Paraná, Brasil.

Doutor em Engenharia de Produção Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa  Catarina, Brasil.

Ednei da Mata, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Bolsista da Fundação Araucária/UTFPR, Londrina, Paraná, Brasil.

Graduando em Engenharia de Materiais na Universidade Tecnológica Federal do Paraná(UTFPR). Londrina, Paraná, Brasil.

Publicado
09-05-2018
Como Citar
GUERRINI, D.; PICONI, L.; STURION, L.; DA MATA, E. Acesso e democratização do ensino superior com a Lei nº 12.711/12: O câmpus de Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 251, 9 maio 2018.
Seção
Estudos