Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área

  • Eliane de Lourdes Felden UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES-URI-CAMPUS DE SANTO ÂNGELO-R

Abstract

 Este artigo focaliza o desenvolvimento profissional docente mediante inquirição no campo da pedagogia universitária. Resulta de pesquisa que envolveu a docência na educação superior, examinada com apoio em autores contemporâneos, que tradicionalmente investigam esse nível de ensino. Constitui estudo qualitativo utilizando entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de área que também assumem a função de professores universitários, com o objetivo de conhecer os desafios e tensionamentos para qualificar a ação docente no ensino superior. Infere que essa qualificação pressupõe investir na formação continuada dos profissionais, na tentativa de superar desafios e tensionamentos vividos. Compreende que o trabalho articulado da universidade e dos professores pode provocar rupturas necessárias no processo de ensinar e aprender, na perspectiva de qualificar a ação docente na universidade.      

Downloads

Download data is not yet available.
Published
18-12-2017
How to Cite
FELDEN, E. DE L. Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 98, n. 250, 18 Dec. 2017.
Section
Estudos