Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área
Resumen
Este artigo focaliza o desenvolvimento profissional docente mediante inquirição no campo da pedagogia universitária. Resulta de pesquisa que envolveu a docência na educação superior, examinada com apoio em autores contemporâneos, que tradicionalmente investigam esse nível de ensino. Constitui estudo qualitativo utilizando entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de área que também assumem a função de professores universitários, com o objetivo de conhecer os desafios e tensionamentos para qualificar a ação docente no ensino superior. Infere que essa qualificação pressupõe investir na formação continuada dos profissionais, na tentativa de superar desafios e tensionamentos vividos. Compreende que o trabalho articulado da universidade e dos professores pode provocar rupturas necessárias no processo de ensinar e aprender, na perspectiva de qualificar a ação docente na universidade.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
18-12-2017
Cómo citar
FELDEN, E. DE L. Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 98, n. 250, 18 dic. 2017.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la asignación de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de esta Revista siempre que se cite la fuente original.
Desde 2016, la Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ha adoptado la licencia CC-BY.