Prática de modelagem matemática na formação inicial de professores de matemática: relato e reflexões

  • Wellington Piveta Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.
Palavras-chave: educação superior, conteúdos curriculares, modelagem matemática.

Resumo

A pesquisa sobre a prática de modelagem nos diversos níveis de ensino vem ganhando espaço nos debates da comunidade de pesquisadores, principalmente no âmbito da formação de professores. Partindo dessa constatação e com aporte de uma investigação mais ampla desenvolvida no mestrado, cuja temática é a modelagem na formação inicial de professores de matemática, indaga-se sobre a própria prática com modelagem na condição de docente. A partir dessa indagação, relato o trabalho desenvolvido com quinze acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática, em uma instituição privada no oeste do estado do Paraná. Este relato de experiência detém-se a uma das atividades desenvolvidas por um dos grupos e foi orientado pelas etapas propostas por Burak (2004). Os resultados e reflexões mostraram que a prática possibilitou aos estudantes conhecerem e reconhecerem a modelagem como metodologia por meio de suas especificidades teóricas e práticas, vislumbrando sua implementação na educação básica. Além disso, apesar de os acadêmicos mostrarem-se céticos quanto à adoção da modelagem, o debate é direcionado para a necessidade de se refletir sobre as propostas de formação em modelagem, deixando-as mais presentes no solo da formação para que possam ser incorporadas às ações pedagógicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Piveta Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.

Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.

Publicado
21-08-2017
Como Citar
PIVETA OLIVEIRA, W. Prática de modelagem matemática na formação inicial de professores de matemática: relato e reflexões. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 249, 21 ago. 2017.
Seção
Relatos de Experiência