Prática de modelagem matemática na formação inicial de professores de matemática: relato e reflexões

  • Wellington Piveta Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.

Resumen

A pesquisa sobre a prática de modelagem nos diversos níveis de ensino vem ganhando espaço nos debates da comunidade de pesquisadores, principalmente no âmbito da formação de professores. Partindo dessa constatação e com aporte de uma investigação mais ampla desenvolvida no mestrado, cuja temática é a modelagem na formação inicial de professores de matemática, indaga-se sobre a própria prática com modelagem na condição de docente. A partir dessa indagação, relato o trabalho desenvolvido com quinze acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática, em uma instituição privada no oeste do estado do Paraná. Este relato de experiência detém-se a uma das atividades desenvolvidas por um dos grupos e foi orientado pelas etapas propostas por Burak (2004). Os resultados e reflexões mostraram que a prática possibilitou aos estudantes conhecerem e reconhecerem a modelagem como metodologia por meio de suas especificidades teóricas e práticas, vislumbrando sua implementação na educação básica. Além disso, apesar de os acadêmicos mostrarem-se céticos quanto à adoção da modelagem, o debate é direcionado para a necessidade de se refletir sobre as propostas de formação em modelagem, deixando-as mais presentes no solo da formação para que possam ser incorporadas às ações pedagógicas. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Wellington Piveta Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.

Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.

Publicado
21-08-2017
Cómo citar
PIVETA OLIVEIRA, W. Prática de modelagem matemática na formação inicial de professores de matemática: relato e reflexões. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 98, n. 249, 21 ago. 2017.
Sección
Informes de Experiencia