Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história

  • Elton Yoshimoto Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Graziele Maria Yoshimoto Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Givan José dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marilu Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

Apresenta-se um relato de experiência de uma prática de retextualização de textos didáticos de história mediante a produção de mapas conceituais. O estudo é desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino fundamental II, em escola estadual localizada no município de Cambé-Paraná, e investiga se novos conhecimentos foram construídos por eles em virtude da produção desses mapas. Os resultados indicam que os alunos, ao retextualizarem textos, estabeleceram novas relações e ressignificaram os conteúdos estudados, se comparados aos seus conhecimentos prévios sobre o tema. Observa-se que a prática colaborativa e dialógica foi fundamental para a construção de novos conhecimentos com base na relação que estabeleceram nos diagramas produzidos. Espera-se com esse relato contribuir para os debates que envolvem a produção do mapa conceitual enquanto uma possibilidade de retextualização e como um gênero textual escolar produtivo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.

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Publicado
14-12-2016
Como Citar
YOSHIMOTO, E.; YOSHIMOTO, G. M.; DOS SANTOS, G. J.; OLIVEIRA, M. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, 14 dez. 2016.
Seção
Relatos de Experiência