Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história
Resumen
Apresenta-se um relato de experiência de uma prática de retextualização de textos didáticos de história mediante a produção de mapas conceituais. O estudo é desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino fundamental II, em escola estadual localizada no município de Cambé-Paraná, e investiga se novos conhecimentos foram construídos por eles em virtude da produção desses mapas. Os resultados indicam que os alunos, ao retextualizarem textos, estabeleceram novas relações e ressignificaram os conteúdos estudados, se comparados aos seus conhecimentos prévios sobre o tema. Observa-se que a prática colaborativa e dialógica foi fundamental para a construção de novos conhecimentos com base na relação que estabeleceram nos diagramas produzidos. Espera-se com esse relato contribuir para os debates que envolvem a produção do mapa conceitual enquanto uma possibilidade de retextualização e como um gênero textual escolar produtivo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.Descargas
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Publicado
14-12-2016
Cómo citar
YOSHIMOTO, E.; YOSHIMOTO, G. M.; DOS SANTOS, G. J.; OLIVEIRA, M. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 97, n. 247, 14 dic. 2016.
Número
Sección
Informes de Experiencia
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