Letramento acadêmico em um curso de Geografia: uma perspectiva etnográfica
Resumo
Apresenta resultados de um estudo que objetivou compreender quais as práticas de letramento acadêmico em aulas observadas de um curso de licenciatura em Geografia e como elas são construídas pelos sujeitos. Insere-se na perspectiva do letramento como prática social, marcada por relações de poder, que varia segundo os contextos de uso da língua escrita. Os resultados indicam que o uso do quadro a giz durante as aulas expositivas ocupou um papel central. A leitura de mapas mostrou-se uma atividade periférica durante o curso, na medida em que estes, retirados de livros didáticos, eram apenas mencionados pelo professor como recurso ilustrativo dos conteúdos, e não como conteúdo a ser ensinado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
14-04-2016
Como Citar
MACHADO, M. DO S.; NEVES-JÚNIOR, B. Letramento acadêmico em um curso de Geografia: uma perspectiva etnográfica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 245, 14 abr. 2016.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.