Letramento acadêmico em um curso de Geografia: uma perspectiva etnográfica

  • Maria do Socorro Machado INEP
  • Bernadino Neves-Júnior

Resumen

Apresenta resultados de um estudo que objetivou compreender quais as práticas de letramento acadêmico em aulas observadas de um curso de licenciatura em Geografia e como elas são construídas pelos sujeitos. Insere-se na perspectiva do letramento como prática social, marcada por relações de poder, que varia segundo os contextos de uso da língua escrita. Os resultados indicam que o uso do quadro a giz durante as aulas expositivas ocupou um papel central. A leitura de mapas mostrou-se uma atividade periférica durante o curso, na medida em que estes, retirados de livros didáticos, eram apenas mencionados pelo professor como recurso ilustrativo dos conteúdos, e não como conteúdo a ser ensinado.

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Publicado
14-04-2016
Cómo citar
MACHADO, M. DO S.; NEVES-JÚNIOR, B. Letramento acadêmico em um curso de Geografia: uma perspectiva etnográfica. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 97, n. 245, 14 abr. 2016.
Sección
Estudios