Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmica
Resumo
Objetiva verificar questões relacionadas ao acesso, à permanência e à formação de acadêmicos que foram alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni). A metodologia usada teve enfoque quanti-quali, objetivo explicativo e procedimento técnico ex post facto. A pesquisa envolveu Prounistas de uma instituição de educação superior comunitária do Rio Grande do Sul que já estavam graduados em 2010 (198) e que responderam ao instrumento de pesquisa (134). Os resultados encontrados evidenciaram a ampliação do acesso à universidade para alunos oriundos de grupos minoritários; apontaram o comprometimento como fator de superação de dificuldades encontradas no percurso acadêmico; e indicaram a relação positiva entre empregabilidade, trabalho e satisfação, além de apontarem a influência positiva às pessoas do núcleo familiar e, por extensão, à sociedade, no que diz respeito a retomarem e/ou continuarem os estudos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
25-10-2014
Como Citar
FELICETTI, V. Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 95, n. 241, 25 out. 2014.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.