Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmica

  • Vera Felicetti INEP

Abstract

Objetiva verificar questões relacionadas ao acesso, à permanência e à formação de acadêmicos que foram alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni). A metodologia usada teve enfoque quanti-quali, objetivo explicativo e procedimento técnico ex post facto. A pesquisa envolveu Prounistas de uma instituição de educação superior comunitária do Rio Grande do Sul que já estavam graduados em 2010 (198) e que responderam ao instrumento de pesquisa (134). Os resultados encontrados evidenciaram a ampliação do acesso à universidade para alunos oriundos de grupos minoritários; apontaram o comprometimento como fator de superação de dificuldades encontradas no percurso acadêmico; e indicaram a relação positiva entre empregabilidade, trabalho e satisfação, além de apontarem a influência positiva às pessoas do núcleo familiar e, por extensão, à sociedade, no que diz respeito a retomarem e/ou continuarem os estudos.

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Published
25-10-2014
How to Cite
FELICETTI, V. Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmica. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 95, n. 241, 25 Oct. 2014.
Section
Estudos