Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco
Resumo
Problematiza a atuação de professores que ensinam matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia paraense. Enfatizaram-se questões acerca do ensino-aprendizagem, no âmbito da alfabetização matemática, desenvolvidas em escolas situadas às margens ou nas proximidades dos rios da região nordeste do Pará. Os dados foram construídos com base em informações dadas por seis professores em sete escolas municipais. Os resultados identificam que a alfabetização matemática expressa no contexto ribeirinho ainda se restringe às experiências matemáticas estritamente baseadas em orientações didáticas e curriculares de âmbito global, sem levar em consideração a riqueza de possibilidades de conhecimentos sugeridas pelas experiências dos estudantes em seu contexto diário.Downloads
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Publicado
01-01-2014
Como Citar
DE OLIVEIRA, J.; DE LUCENA, I. C. Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 95, n. 239, 1 jan. 2014.
Edição
Seção
Estudos
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