Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco

  • José de Oliveira
  • Isabel Cristina de Lucena

Resumen

Problematiza a atuação de professores que ensinam matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia paraense. Enfatizaram-se questões acerca do ensino-aprendizagem, no âmbito da  alfabetização matemática, desenvolvidas em escolas situadas às margens ou nas proximidades dos rios da região nordeste do Pará. Os dados foram  construídos com base em informações dadas por seis professores em sete escolas municipais. Os resultados identificam que a alfabetização  matemática expressa no contexto ribeirinho ainda se restringe às experiências matemáticas estritamente baseadas em orientações didáticas e curriculares de âmbito global, sem levar em consideração a riqueza de possibilidades de conhecimentos sugeridas pelas experiências dos estudantes em seu contexto diário. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-01-2014
Cómo citar
DE OLIVEIRA, J.; DE LUCENA, I. C. Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 95, n. 239, 1 ene. 2014.
Sección
Estudios