Indicadores de qualidade do ensino fundamental: o uso das tecnologias de mineração de dados e de visões multidimensionais para apoio à análise e definição de políticas públicas

  • Anderson Namen Universidade Veiga de Almeida / Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Sonia Borges Universidade Veiga de Almeida
  • Maria Sadala Universidade Veiga de Almeida

Resumo

O Ministério da Educação (MEC) possui bases de dados contendo milhões de registros de alunos, professores, diretores e escolas do ensino fundamental. Muitas vezes essas bases não são exploradas em toda a sua potencialidade, devido ao grande volume de dados envolvido e às dificuldades inerentes ao tratamento dessas informações. Este artigo apresenta o potencial de algumas tecnologias de descoberta de conhecimento aplicadas às bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São expostos os conceitos de visão multidimensional e de mineração de dados e apresentam-se as possibilidades de uso dessas ferramentas, que propiciam agilidade e facilidade na obtenção de indicadores de qualidade. São apresentados e discutidos alguns indicadores relacionados ao ensino da Língua Portuguesa, obtidos por intermédio das tecnologias mencionadas.

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Publicado
19-12-2013
Como Citar
NAMEN, A.; BORGES, S.; SADALA, M. Indicadores de qualidade do ensino fundamental: o uso das tecnologias de mineração de dados e de visões multidimensionais para apoio à análise e definição de políticas públicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 238, 19 dez. 2013.
Seção
Estudos