Ensino médio para todos: oportunidades e desafios

  • Leonardo Amorim Lima Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
  • Candido Alberto Gomes Universidade Católica de Brasília

Resumo

A pesquisa longitudinal de microdados de Censos da Educação Básica investigou o fluxo para o ensino médio de discentes do último ano do ensino fundamental na coorte 2008-2009. Verificou relações de associação entre a não promoção para o ensino médio e o pertencimento ao sexo masculino, a matrícula em escolas públicas, a residência no Norte ou Nordeste e a distorção idade-série. Destaca-se também a influência dessas variáveis na não aprovação em 2008, ratificando estudos transversais que apontaram óbices à conclusão do ensino fundamental, a despeito da relativa universalização do acesso. Ultrapassado o primeiro filtro, acompanhando os elegíveis para o ensino médio, a análise encontrou relações significativas entre as mesmas variáveis, notadamente a faixa etária, e a situação educacional da coorte em 2009.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
19-12-2013
Como Citar
AMORIM LIMA, L.; ALBERTO GOMES, C. Ensino médio para todos: oportunidades e desafios. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 238, 19 dez. 2013.
Seção
Estudos