Formação continuada de professores em Matemática visando ao desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania: um recorte da trajetória

  • Claudia Groenwald Universidade Luterana do Brasil
  • Jutta Justo Universidade Luterana do Brasil
  • Marlise Geller Universidade Luterana do Brasil

Resumo

Apresenta ações de formação continuada para professores de Matemática do Observatório da Educação/2010 do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil, realizadas em escolas públicas de ensino fundamental dos municípios de Sapucaia do Sul e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Apresenta três trajetórias dessas ações com as temáticas: Matemática e o tema transversal Meio Ambiente; Formação continuada e resolução de problemas matemáticos; e Educação Inclusiva. As trajetórias apresentadas levam a perceber que os professores precisam aprender a aprender para aprender a ensinar. Acredita-se que a qualificação da prática docente favorece que a escola se torne um espaço de promoção da igualdade de condições entre os seres humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
19-12-2013
Como Citar
GROENWALD, C.; JUSTO, J.; GELLER, M. Formação continuada de professores em Matemática visando ao desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania: um recorte da trajetória. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 238, 19 dez. 2013.
Seção
Estudos