Concepções de natureza e sensibilidade ambiental nos livros didáticos de História Natural (1934-1971)
Resumo
Teve por objetivo perceber e identificar sensibilidades ambientais e concepções de natureza cristalizadas nos manuais didáticos de História Natural que circularam pelas escolas brasileiras no período de 1934 a 1971. O trabalho situa-se no campo de pesquisa da História da Educação e, especificamente, foca-se na história de uma disciplina escolar. Foram identificados e catalogados 77 manuais didáticos de ensino de História Natural. Em termos mais específicos, procuramos perceber se os livros assimilaram o pensamento ecológico difundido por diversos intelectuais e cientistas que assumiram a causa da “proteção à natureza” no período histórico investigado. Os livros identificados e analisados foram encontrados na Biblioteca Nacional/Rio de Janeiro, na Biblioteca do Livro Didático da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), em bibliotecas de escolas públicas e em diversos sites. A metodologia de pesquisa fundamentou-se no método histórico, com orientações teórico-metodológicas de História da Educação e História Ambiental.Downloads
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Publicado
19-12-2013
Como Citar
CAROLA, C.; CABRAL, G. Concepções de natureza e sensibilidade ambiental nos livros didáticos de História Natural (1934-1971). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 238, 19 dez. 2013.
Edição
Seção
Estudos
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