O desempenho de estudantes no Enem 2010 em diferentes regiões brasileiras
Resumo
Ao resgatar o caráter diagnóstico do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), investiga e compara o desempenho dos estudantes de cada uma das regiões geográficas do Brasil no exame realizado em 2010 para cada uma das áreas do conhecimento que o integram: Redação; Ciências da Natureza; Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; e Matemática. Para a investigação, utilizamos os microdados disponibilizados pelo Ministério da Educação os quais foram analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados apontam três grupos de desempenho: superior (Sul e Sudeste); médio (Centro-Oeste); e inferior (Norte e Nordeste). Todas as áreas apresentaram baixo desempenho – inferiores a 58% –, entretanto, na prova de Redação verificou-se o oposto em relação à de Linguagens quando comparadas as regiões.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
20-08-2013
Como Citar
VIGGIANO, E.; MATTOS, C. O desempenho de estudantes no Enem 2010 em diferentes regiões brasileiras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 237, 20 ago. 2013.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.