Práticas e reflexões de professoras numa pesquisa longitudinal

  • Edda Curi UNICSUL

Resumo

Analisa práticas e reflexões de professoras que participam de um grupo colaborativo no âmbito do Projeto Observatório da Educação, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Destaca a constituição do grupo, as ações desenvolvidas, as reflexões das professoras e as considerações que permitem avançar nos processos de ensino de Matemática e formação de professores. Examina cadernos de registros das professoras, atas de memória do grupo e depoimentos e apresenta a análise desse conteúdo, pela perspectiva de Bardin. Conclui ter havido avanços significativos nas práticas, pois o trabalho em grupo favoreceu o processo reflexivo das professoras sobre sua prática e seu desenvolvimento profissional, embora ainda existam fragilidades em algumas reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
20-08-2013
Como Citar
CURI, E. Práticas e reflexões de professoras numa pesquisa longitudinal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 237, 20 ago. 2013.
Seção
Estudos