Ética na visão de mundo de alunos do ensino fundamental: o caso de uma escola pública municipal
Resumo
Retrata estudo de caso feito em uma escola pública municipal, no Rio de Janeiro, a respeito da visão de ética dos alunos de oitavo e nono anos. O objetivo foi traçar um perfil que sirva de orientação para investigações posteriores que tenham como objeto o trabalho com a ética no ensino fundamental. O estudo foi balizado pelas contribuições teórico-metodológicas de Perelman e Olbrechts-Tyteca, complementadas pelos aportes de Meyer, autores do campo da argumentação. A principal conclusão é a de que, entre os sujeitos pesquisados, a heteronomia predomina sobre a autonomia, sugerindo que a visão de ética assume um perfil conservador.Downloads
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Publicado
18-04-2013
Como Citar
OLIVEIRA, R.; MENEZES, A.; ALVES, C.; AMARAL, D. Ética na visão de mundo de alunos do ensino fundamental: o caso de uma escola pública municipal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 236, 18 abr. 2013.
Edição
Seção
Estudos
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