Ética na visão de mundo de alunos do ensino fundamental: o caso de uma escola pública municipal

  • Renato Oliveira UFRJ
  • Andrea Menezes UFRJ
  • Cristina Alves UFRJ
  • Daniela Amaral UFRJ

Resumen

Retrata estudo de caso feito em uma escola pública municipal, no Rio de Janeiro, a respeito da visão de ética dos alunos de oitavo e nono anos. O objetivo foi traçar um perfil que sirva de orientação para investigações posteriores que tenham como objeto o trabalho com a ética no ensino fundamental. O estudo foi balizado pelas contribuições teórico-metodológicas de Perelman e Olbrechts-Tyteca, complementadas pelos aportes de Meyer, autores do campo da argumentação. A principal conclusão é a de que, entre os sujeitos pesquisados, a heteronomia predomina sobre a autonomia, sugerindo que a visão de ética assume um perfil conservador.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
18-04-2013
Cómo citar
OLIVEIRA, R.; MENEZES, A.; ALVES, C.; AMARAL, D. Ética na visão de mundo de alunos do ensino fundamental: o caso de uma escola pública municipal. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 94, n. 236, 18 abr. 2013.
Sección
Estudios