Significados da noção de qualidade da educação na arena educacional brasileira

  • Joana Gusmão Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Resumen

Compartilha resultados de pesquisa pautada pelo seguinte problema de investigação: “O que está em jogo nas noções de qualidade da educação para alguns dos principais atores sociais do campo educacional?” A partir da delineação de uma arena composta por atores sociais situados no Estado, na sociedade civil e em organismos multilaterais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com seus integrantes, abordando perguntas relativas às razões de a qualidade da educação estar em pauta, à concepção de qualidade e às disputas subjacentes à noção. Concluiu-se que está em jogo nas noções de qualidade da educação a redução das desigualdades educacionais, vista por dois prismas: 1) a elevação do desempenho dos estudantes nas provas de larga escala; e 2) a garantia de condições de ensino que conduzam a uma formação ampla dos estudantes.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
18-04-2013
Cómo citar
GUSMÃO, J. Significados da noção de qualidade da educação na arena educacional brasileira. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 94, n. 236, 18 abr. 2013.
Sección
Estudios