Significados da noção de qualidade da educação na arena educacional brasileira
Abstract
Compartilha resultados de pesquisa pautada pelo seguinte problema de investigação: “O que está em jogo nas noções de qualidade da educação para alguns dos principais atores sociais do campo educacional?” A partir da delineação de uma arena composta por atores sociais situados no Estado, na sociedade civil e em organismos multilaterais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com seus integrantes, abordando perguntas relativas às razões de a qualidade da educação estar em pauta, à concepção de qualidade e às disputas subjacentes à noção. Concluiu-se que está em jogo nas noções de qualidade da educação a redução das desigualdades educacionais, vista por dois prismas: 1) a elevação do desempenho dos estudantes nas provas de larga escala; e 2) a garantia de condições de ensino que conduzam a uma formação ampla dos estudantes.Downloads
Download data is not yet available.
Published
18-04-2013
How to Cite
GUSMÃO, J. Significados da noção de qualidade da educação na arena educacional brasileira. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 94, n. 236, 18 Apr. 2013.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.