O ensino médio no Brasil: desafios à matrícula e ao trabalho docente

  • Gilvan Luiz Costa Universidadade do Sul de Santa Catarina

Resumen

Problematiza questões relacionadas à natureza da matrícula do ensino médio e ao trabalho docente. Recorre, sobretudo, às informações estatísticas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para discutir a composição da matrícula, os indicadores educacionais e o trabalho docente no ensino médio. Destaca as metas relacionadas ao ensino médio regular e ao trabalho docente contidas no Projeto de Lei nº 8.035, de 2010. Os dados empíricos expressam os desafios relativos a matrícula, formação, infraestrutura, remuneração, jornada de trabalho e carreiras docentes e podem contribuir para a discussão sobre a definição de políticas regulares que oportunizem uma formação na escola média para que todos os jovens brasileiros sejam dirigentes.

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Publicado
18-04-2013
Cómo citar
COSTA, G. L. O ensino médio no Brasil: desafios à matrícula e ao trabalho docente. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 94, n. 236, 18 abr. 2013.
Sección
Estudios