O ensino médio no Brasil: desafios à matrícula e ao trabalho docente

  • Gilvan Luiz Costa Universidadade do Sul de Santa Catarina

Abstract

Problematiza questões relacionadas à natureza da matrícula do ensino médio e ao trabalho docente. Recorre, sobretudo, às informações estatísticas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para discutir a composição da matrícula, os indicadores educacionais e o trabalho docente no ensino médio. Destaca as metas relacionadas ao ensino médio regular e ao trabalho docente contidas no Projeto de Lei nº 8.035, de 2010. Os dados empíricos expressam os desafios relativos a matrícula, formação, infraestrutura, remuneração, jornada de trabalho e carreiras docentes e podem contribuir para a discussão sobre a definição de políticas regulares que oportunizem uma formação na escola média para que todos os jovens brasileiros sejam dirigentes.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
18-04-2013
How to Cite
COSTA, G. L. O ensino médio no Brasil: desafios à matrícula e ao trabalho docente. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 94, n. 236, 18 Apr. 2013.
Section
Estudos