Políticas socioculturais brasileiras e os interesses formativos do Programa Cultura Viva

  • Rodrigo Dias da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumen

Visa compreender a emergência e a operatividade de políticas formativas de natureza sociocultural cujo objetivo parece situar-se na dinamização de novos ordenamentos sociais, econômicos e políticos, mas, concomitantemente, associados a ações centradas na formação dos atores sociais. Tomou-se o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, como experiência analítica privilegiada, a partir de duas estratégias metodológicas: a revisão de seus pressupostos políticos o acompanhamento desta política em um município brasileiro. Por fim, interpretou-se que estas ações são orientadas por um desejo pedagógico de mobilizar experiências de educação patrimonial, onde a cultura local torna-se conteúdo e prática escolar, ao mesmo tempo que se visibilizou circulação de pedagogias voltadas à reconstrução de narrativas de sentido social e ao reconhecimento político das produções identitárias locais.

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Publicado
18-04-2013
Cómo citar
DIAS DA SILVA, R. Políticas socioculturais brasileiras e os interesses formativos do Programa Cultura Viva. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 94, n. 236, 18 abr. 2013.
Sección
Estudios