Políticas socioculturais brasileiras e os interesses formativos do Programa Cultura Viva
Resumo
Visa compreender a emergência e a operatividade de políticas formativas de natureza sociocultural cujo objetivo parece situar-se na dinamização de novos ordenamentos sociais, econômicos e políticos, mas, concomitantemente, associados a ações centradas na formação dos atores sociais. Tomou-se o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, como experiência analítica privilegiada, a partir de duas estratégias metodológicas: a revisão de seus pressupostos políticos o acompanhamento desta política em um município brasileiro. Por fim, interpretou-se que estas ações são orientadas por um desejo pedagógico de mobilizar experiências de educação patrimonial, onde a cultura local torna-se conteúdo e prática escolar, ao mesmo tempo que se visibilizou circulação de pedagogias voltadas à reconstrução de narrativas de sentido social e ao reconhecimento político das produções identitárias locais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
18-04-2013
Como Citar
DIAS DA SILVA, R. Políticas socioculturais brasileiras e os interesses formativos do Programa Cultura Viva. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 236, 18 abr. 2013.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.