Alunos cotistas e atividades extracurriculares: análise do Censo da Educação Superior 2009
Resumo
Avalia o grau de inclusão de alunos cotistas e não cotistas na vida acadêmica a partir da análise das atividades extracurriculares realizadas por 5.579.406 alunos incluídos no Censo da Educação Superior de 2009. A média de atividades extracurriculares realizada por alunos cotistas (X = 0,28) foi maior que a média dos alunos não cotistas (X = 0,17) depois de dois anos dentro da Instituição de Ensino Superior (IES). Ao longo de seus cursos, os alunos cotistas também acumularam mais atividades remuneradas e não remuneradas nas categorias de estágio, monitoria, pesquisa e extensão. Os resultados aqui apresentados corroboram a hipótese de que as cotas proporcionaram inclusão com qualidade, contudo, são evidências a favor da ação afirmativa no ensino superior de um modo geral, não necessariamente do modelo de cotas adotado pela maioria das IES brasileiras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
03-05-2012
Como Citar
TRAVITZKI, R.; RAIMUNDO, R. Alunos cotistas e atividades extracurriculares: análise do Censo da Educação Superior 2009. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 233, 3 maio 2012.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.