Alunos cotistas e atividades extracurriculares: análise do Censo da Educação Superior 2009
Abstract
Avalia o grau de inclusão de alunos cotistas e não cotistas na vida acadêmica a partir da análise das atividades extracurriculares realizadas por 5.579.406 alunos incluídos no Censo da Educação Superior de 2009. A média de atividades extracurriculares realizada por alunos cotistas (X = 0,28) foi maior que a média dos alunos não cotistas (X = 0,17) depois de dois anos dentro da Instituição de Ensino Superior (IES). Ao longo de seus cursos, os alunos cotistas também acumularam mais atividades remuneradas e não remuneradas nas categorias de estágio, monitoria, pesquisa e extensão. Os resultados aqui apresentados corroboram a hipótese de que as cotas proporcionaram inclusão com qualidade, contudo, são evidências a favor da ação afirmativa no ensino superior de um modo geral, não necessariamente do modelo de cotas adotado pela maioria das IES brasileiras.Downloads
Download data is not yet available.
Published
03-05-2012
How to Cite
TRAVITZKI, R.; RAIMUNDO, R. Alunos cotistas e atividades extracurriculares: análise do Censo da Educação Superior 2009. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 93, n. 233, 3 May 2012.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.