Políticas de ações afirmativas e pobreza no Brasil
Resumo
Questiona as políticas de ações afirmativas por cotas para ingresso no ensino superior e debate a questão social, considerando nossa formação como povo e as condições de desenvolvimento do País. Aborda a origem do problema a partir da história da colonização brasileira e analisa a situação da pobreza e as condições de exclusão do pobre diante dos direitos sociais, especialmente o direito à educação de qualidade, independentemente de raça ou gênero. Por fim, analisa a escola básica e seus resultados, evidenciando a educação básica de qualidade como verdadeira ação afirmativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
10-01-2012
Como Citar
PEREIRA, S.; ZIENTARSKI, C. Políticas de ações afirmativas e pobreza no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 232, 10 jan. 2012.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.