A educação ambiental na educação infantil: a partir dos saberes de Morin

Palavras-chave: educação ambiental, educação infantil, complexidade.

Resumo

O trabalho com o meio ambiente vinculado à educação vem sendo difundido por diversos eventos, pesquisas e documentos, os quais destacam a relevância da educação ambiental na formação dos seres humanos como cidadãos críticos, reflexivos e questionadores da realidade que os cerca. Desse modo, entende-se a importância de iniciar a inserção da educação ambiental na educação infantil, visto que, principalmente nessa fase, a criança desenvolve valores que a acompanharão por toda sua trajetória; no entanto, o documento de referência da educação infantil não menciona, em nenhum momento, o termo “educação ambiental”. Assim, objetiva-se compreender como a educação ambiental está presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil. MEC. SEB, 2010). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, feita por meio da análise documental, que buscou encontrar pontos convergentes entre a referida norma e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (Brasil. CNE, 2012) , utilizando Morin (2001) como principal aporte teórico. Foi possível identificar pontos convergentes entre os documentos, como o trabalho com a ética, o cuidado, a cooperação e a solidariedade. Além disso, entende-se que a obra de Morin (2001) é uma forte aliada na constituição do campo da educação ambiental na educação infantil.

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Biografia do Autor

Daniela Gureski Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Daniele Saheb, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Publicado
20-12-2018
Como Citar
GURESKI RODRIGUES, D.; SAHEB, D. A educação ambiental na educação infantil: a partir dos saberes de Morin. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 253, 20 dez. 2018.
Seção
Estudos