A experiência de estágio: o impacto e as primeiras vivências do estudante estagiário de Educação Física

Palavras-chave: estágio profissional, estudante universitário, educação física, identidade profissional.

Resumo

O artigo descreve e interpreta as expectativas de estudantes estagiários e o impacto e as vivências para a construção de sua identidade como professor. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 estagiários da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, as quais foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo com o auxílio do programa Nvivo9. Os dados evidenciam que os estagiários dão maior relevância às expectativas de aprendizagem, que atribuem maior importância ao orientador pelo papel que ele assume no processo de avaliação, que as experiências negativas como insegurança e angústia perante a prática docente são as mais marcantes, e que têm dificuldade para idealizar sua identidade profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Barros, Escola secundária João Gonçalves Zarco. Matosinhos, Portugal.

Mestre em Desporto para Crianças e Jovens pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Fadeup). Porto, Portugal.

Ana Rita Pacheco, Autor independente, Porto, Portugal.

Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e secundário pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Fadeup). Porto, Portugal.

Paula Batista, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Fadeup) e Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto. Porto, Portugal.

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Porto, Portugal.

Publicado
20-12-2018
Como Citar
BARROS, I.; PACHECO, A. R.; BATISTA, P. A experiência de estágio: o impacto e as primeiras vivências do estudante estagiário de Educação Física. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 253, 20 dez. 2018.
Seção
Estudos