Tarefa escolar: o que dizem os cadernos dos alunos?

  • Cilene Ribeiro Chakur (Unesp/Araraquara)

Resumen

Investiga os tipos de atividades realizadas em classe e extraclasse que professores de várias disciplinas do ensino básico solicitam comumente aos alunos, buscando conhecer, igualmente, os conteúdos abordados durante o ano em cada disciplina. A amostra constituiu-se de cadernos de alunos da 4ª a 8ª série, com registros de aulas de responsabilidade de 13 professores de duas escolas públicas. Os tipos de atividades foram analisados segundo os critérios do grau de criatividade e grau de dependência de pistas na realização da atividade. A análise dos registros levou em conta o solicitado pelo professor e o efetivamente realizado pelo aluno. Os dados mostram que os programas das disciplinas, em geral, não foram totalmente cumpridos, que, com raras exceções, os registros não parecem sofrer correções e que há grande apoio no livro didático. História e Geografia mostram as maiores incidências de cópia pelo aluno e as maiores divergências entre o solicitado pelo professor e o realizado pelo aluno. A discussão levanta algumas interpretações sobre as possíveis causas da alta incidência de cópia e da incoerência entre o que pede o professor e o que faz o aluno. Palavras-chave: trabalhos escolares; exercícios escritos; ensino de primeiro grau. Abstract The paper deals with the investigation of the types of classroom and homework activities that teachers of several subjects of the basic teaching commonly require from their pupils, trying to know the contents studied during the academic year as well. The sample consisted of notebooks of 4th to 8th grade students (under the responsibility of 13 teachers from two public schools). The types of activity were analysed according to the criteria of creativity and cue-dependence degree used to achieve the tasks. The record analysis considered both the teacher's demands as well as the student's effective realizations. The data show that the disciplinary programs were, in general, not completely accomplished; the records, with rare exceptions, did not seem to be corrected, and there was a great recourse to the text book. History and Geography show the highest incidences of student's copying and the highest divergences between the teacher's demands and the student's achievements. The discussion raises some interpretations about the possible causes of the high incidence of copying and of the incoherence between what the teacher demands and what the student does. Keywords: school task; writing exercises; elementary school.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-06-2000
Cómo citar
CHAKUR, C. R. Tarefa escolar: o que dizem os cadernos dos alunos?. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 81, n. 198, 1 jun. 2000.
Sección
Estudios