O desenho reproduzido e a formação do professor de início de escolarização

  • Alice Martins (UnB)

Resumen

O desenho reproduzido nas séries iniciais do ensino fundamental constitui o assunto deste artigo, cujo objetivo é analisar os princípios que sustentam a orientação para o seu uso na formação do professor, na modalidade Normal, contextualizando sua dimensão histórica e confrontando as concepções desse uso com a prática pedagógica observada em uma turma de 1ª série. Trata-se de um estudo de tipo etnográfico, no qual foi possível mapear as influências históricas, no Brasil, da utilização da imagem impressa no ensino. Também foram registrados e analisados os modos como o desenho reproduzido e o processo de alfabetização relacionam-se no contexto de sala de aula. Ficou evidenciada a necessidade de ressignificação do processo de alfabetização, dando, ao ato de ler e escrever, as dimensões sociais, culturais e estéticas, das quais a criança faz parte. Palavras-chave: desenho reproduzido; formação de professores; alfabetização. Abstract The subject of this study is the use of printed drawings in early levels of schooling. It's goal is to analyze the beliefs that conduce to this use in the formation of teachers, in Escolas Normais, trying to contextualize the historical dimension of their use and to confront those beliefs to the pedagogical work that could be observed in a first grade class. This ethnographic research permitted us to demonstrate the historical roots for the use of printed images in teaching in Brazil. It was also possible to analyze the relationship between the use of printed drawings and the literacy process. The results of this research have shown that it is necessary to give a new direction to the teaching of reading and writing, which considers the social, cultural and aesthetic dimensions of which children are part of. Keywords: printed drawing; formation of teachers; literacy.

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Publicado
01-06-2000
Cómo citar
MARTINS, A. O desenho reproduzido e a formação do professor de início de escolarização. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 81, n. 198, 1 jun. 2000.
Sección
Estudios